>Nova Moeda Internacional

>Esta semana saíram algumas notícias na mídia (incluindo na The Economist) de que a ONU está considerando a possibilidade de criar uma moeda mundial, que irá substituir o dólar. Essa nova moeda seria algo como o Bancor, proposto por Keynes em Bretton Woods em 1944. 


Atualmente temos a SDR (Special Drawing Rights), emitida e regulada pelo FMI. No entanto, críticos da ONU rejeitam a hipótese da SDR ser a nova moeda mundial. Não só por ela ser uma cesta composta de moedas ( dólar, euro, iene e libra esterlina), portanto sujeita às suas respectivas volatilidades, mas também pelos países emergentes estarem pouco representados no FMI.

criação desta nova moeda global teria o intuito de proteger os mercados emergentes do “jogo de confiançada especulação financeira. O FMI passaria então a funcionar como um banco central global e emitiria esta nova moeda.

Uma das principais críticas é do governador do People’s Bank of China, que se refere ao problema da Trindade Impossível… Um bom assunto para reflexão e discussão …

Por Daniela Matos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s