>Rio 2016

> “O Brasil não poderia estar melhor”. Lula é chamado de “O cara” por ninguém menos que o presidente dos Estado Unidos e recém-ganhador do Nobel da paz, Barack Obama, o Brasil foi um dos primeiros a “sair” da crise, acabamos de receber mais um grau de investimento pela Moody’s e vamos sediar não só a Copa de 2014 como as Olimpíadas de 2016. Mas, temos que tomar cuidado com todo esse otimismo. 

Para sediar as Olimpíadas a cidade do Rio de Janeiro terá que começar a criar soluções para os problemas da cidade, em vez de adiar (coisa que tem feito há 50 anos). Temos apenas 7 anos para: fazer uma estação de metrô por ano, duplicar as vagas da rede hoteleira, despoluir a Baía e as lagoas da Barra, construir e reformar 33 instalações esportivas..
Além dos problemas de infra-estrutura, vale ressaltar a deficiência em segurança no Rio de Janeiro e o clássico superfaturamento de obras públicas. Os gastos dos jogos Pan-Americanos superaram em mil vezes as estimativas iniciais, houve atraso na maior parte das obras e ainda grande parte destas encontra-se atualmente subutilizada.
Acredito que se soubermos aproveitar, as olimpíadas serão uma grande oportunidade. No entanto, é importante ter em mente que elas não são a causa, e sim, um catalisador do desenvolvimento. Espero que saibamos fazer uso desta oportunidade, da maneira como fez Barcelona em 1992. Agora é sentar e esperar…

Postado por Daniela Matos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s