>Nobel 2009

>

Os ganhadores do Nobel de Economia desse ano são Elinor Ostrom and Oliver E. Williamson, ambos da área de instituicões e economia do setor público. A academia já previa que o Nobel seria dado a alguém dessa área para nos lembrarmos da importância das instituições e do governo na economia, devido à crise. Apesar do comitê negar, as previsões acertaram em cheio. Elinor Ostrom é a primeira mulher a ganhar o Nobel em Economia, desde que ele foi criado em 1968. Uma de suas principais e mais conhecidas contribuições é a conhecida “Tragédia dos Comuns”. Williamson foca seu trabalho em como decisões são tomadas dentro de firmas, e enfatiza que organizações com hierarquia muitas vezes dominam o mercado por resolverem conflitos de forma mais barata que mercados não hierarquizados. 


O ganhador do Nobel de 2008, Paul Krugman, já havia feito um apelo para os economistas deixarem um pouco de lado a arrogância e a paixão pela matemática e lembrarem da importância das instituições na economia. (http://www.ipetitions.com/petition/revitalizing_economics/?e )

Pelo visto, A Nova Economia das Instituições veio para ficar. 

(Não consigo pensar em ninguém do departamento que possa estar mais feliz com esse resultado do que nosso querido professor Bernardo Mueller)



por Daniela Matos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s