>Crise na Grécia

>

A conjuntura do dia 19.03.2010 foi motivada pelos protestos ocorridos na Grécia desde fevereiro, motivados pelo desajuste econômico em que o país se encontra. A Grécia possuiu um dos piores déficits orçamentários dentre os países desenvolvidos no ano passado, o valor foi de 12,7% do PIB. A proposta do governo Grego é reduzir esse déficit para 8,7% do PIB e até 2012 alcançar o valor correspondente ao permitido pela UE, 3%. Houve uma queda no crescimento da Grécia no último trimestre de 2009, o PIB reduziu 2,5%. A economia nos países que adotam o euro cresceu 0,1% no quarto trimestre frente ao terceiro e recuou 2,1% em relação a um ano antes.
Algumas mudanças já foram efetuadas pelo governo Grego, como a redução do 13º e 14 salários e aumento de alguns impostos. Baseado em dados preliminares, a execução do orçamento para os dois primeiros meses de 2010 mostra que o déficit fiscal caiu 77,4%, para 903 milhões de euros, de 3.99 bilhões de euros referente a igual período do ano passado. Segundo os dados, a receita líquida aumentou 13,1%, quando a meta anual era de 10,8%, enquanto o gasto recuou 9,6%, bem mais que a meta de 2,8% para o ano. Houve uma redução dos custos e aumento dos impostos arrecadados no valor de US$ 6,5 bilhões nesse primeiro trimestre.
A Grécia anunciou três pacotes econômicos em apenas 5 meses , no geral, as medidas propostas atingem o superinchado funcionalismo público grego, como:
1) Corte de adicionais aos salários no setor público neste ano em 10%
2) Congelamento de pensões no setor público acima de 2 mil euros por mês
3) Congelamento de salários do premiê e de ministros
4) Aplicação de taxa de até 40% sobre renda acima de 60 mil euros por ano
5) Defesa de projeto que dará incentivos para repatriação de recursos depositados no exterior
Os representantes da União Européia ainda não decidiram se ajudarão ou não a recuperação da economia grega, alguns integrantes como a Alemanha e Espanha são contra essa ajuda. Mas segundo o governo grego, ainda não há necessidade de ajuda efetiva.

Mariana Milhomem Matos e Giovana Leivas Craveiro
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s