>Reunião de Conjuntura 29.07

>

Na Reunião de Conjuntura desta quinta-feira 29.07, discutimos duas matérias de grande relevância acerca dos EUA e do Brasil. Primeiramente foram discutidas as Propostas Econômicas dos Partidos Republicano (Direita) e Democrata(esquerda), ressaltando que em ambos os casos o pensamento keynesiano está presente. Dessa forma, foi possível traçar um paralelo entre a situação política americana e brasileira, onde é notável a falta de divergências no âmbito econômico entre os principais candidatos à Presidência da República.
Além disso, foi esplanada uma discussão acerca da política fiscal americana entre um dos grandes defensores do Neo-Keynesianismo, o prêmio Nobel Paul Krugman, e o keynesiano James Galbraith. Para Krugman, a política fiscal não é algo de relevância neste momento, lembrando que as eleições americanas estão próximas. De forma contrária, James Galbraith acredita que a política fiscal seja de alta relevância para o futuro dos Estados Unidos, e que deve de fato ser lembrada pelos políticos e eleitores americanos.  
Após este tema, foi apresentada uma matéria publicada na revista The Economist, a qual enfoca que atualmente o Brasil é de fato um país de destaque no cenário mundial. O Diplomata Brasileiro e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, em reportagem à revista britânica, revelou que para ele a Demografia, Urbanização, Commoditties e o Petróleo são os quatro diferenciais do Brasil para torná-lo uma grande nação no futuro. Posição essa contrária ao do famoso economista Martin Wolf, comentarista econômico chefe do jornal britânico Financial Times. Para ele, apesar do Brasil estar apresentando crescimento econômico significativo, ele não possui o necessário para assumir a importância mundial que Rubens prevê.



Por Victor Matos e André Victor Luducive
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s