>Conhecendo ECO 24.08

>

Na última terça-feira, dia 24 de Agosto, o PET-Economia da Universidade de Brasília promoveu o “Conhecendo ECO” com o professor Bernardo Borba de Andrade, atualmente professor adjunto no Departamento de Economia da Universidade de Brasilia. 
Bernardo cursou Estatística na Universidade de Brasília, e curiosamente foi integrante do PET-Economia. O que ocorre, é que nos anos 90 ainda era possível realizar graduação dupla, sem necessariamente fazer outro vestibular, e assim o Professor cursou praticamente todo o fluxo do curso de Economia da UnB, restando poucas matérias para que se formasse. Após graduar-se em Estatística pela UnB, Bernardo fez Mestrado e Doutorado pela Universidade de Minnesota (EUA), mais voltado para a área de probabilidade pura. Trabalhou como estatístico no Centro de Análises e Delineamento de Pesquisas Biomédicas da Univerisidade de Oklahoma (EUA) onde também foi professor colaborador no Departmento de Bioestatística e Epidemiologia. 
Ao voltar para o Brasil, Bernardo realizou o concurso para ser professor no Departamento de Economia da UnB, e atualmente leciona Intro. à Econometria e Análise de Séries Temporais (esta última ofertada apenas 1 vez ao ano). Ademais, o Professor comentou que não é interessante deixar de pegar as matérias do fluxo para poder fazer algumas optativas de interesse, pois atrasa o curso e o aluno fica confuso na sua área de atuação. Particularmente, achei muito interessante este comentário, já que alguns alunos demonstram interesse por estatística e matemática (eu me incluo neste grupo…) e realmente é tentador priorizar certas matérias de interesse pessoal.
Por fim, Bernardo aconselhou aos alunos se dedicarem ao aprendizado de programas estatísticos, como Stata e R, pois eles são de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas e estudos.


Por Victor Matos

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s