>Reunião de Periódico 18.10

>

O artigo apresentado essa semana foi The Economics of Information, da autoria de George Stigler, um economista norte americano de bastante prestígio do século XX. Foi um ícone da Universidade de Chicago por muitos anos ao lado de seu grande amigo Milton Friedman.
O reconhecimento mundial por sua contribuição às ciências econômicas (especialmente por seus trabalhos seminais sobre estruturas industriais, funcionamento de mercados e causas e efeitos da regulação pública) veio com a sua nomeação para o ganhador do prêmio Nobel de economia no ano de 1982.
O artigo tenta mostrar como a organização econômica adquire novas acepções quando olhada sobre o ponto de vista da economia da informação. Ele questiona certas simplificações que a teoria econômica faz, alertando que tais modelos não condizem com a realidade, como por exemplo a ideia de que o preço de mercado de um bem é unificado, o que na verdade é um equívoco, uma vez que uma certa dispersão nos preços é verificada em quase todos os mercados.
O que mais causou debate no grupo foi o papel da propaganda nos dias de hoje. Qual o seu papel no referente a ditar os modos de consumo? O valor da propaganda é independente do valor da mercadoria anunciada?






Por Fernando Siqueira 
Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s