Reunião de Periódico 29.03.11

Nesta reunião de périódico foi apresentado o artigo “Population Growth and Technological Change: One million B.C. to 1990” de Michael Kremer, atualmente Gates Professor of Developing Societies na Universidade de Harvard. O artigo discute as implicações do crescimento populacional nos modelos de crescimento tecnológico endógeno, modelando o crescimento econômico como função da população.

O artigo usa a não rivalidade da tecnologia como tratada no literatura de crescimento tecnológico endógeno. Essa não rivalidade faz com que grandes populações estimulem o desenvolvimento tecnológico. Esse desenvolvimento tecnológico, por sua vez, gera o crescimento econômico. O artigo usa também a hipótese maltusiana de que a tecnologia disponível em uma sociedade limita a sua população.

O modelo desenvolvido prevê que ao longo da história a taxa de crescimento da população será proporcional a seu nível. Testes empíricos suportam essa previsão e mostram que, durante e história da humanidade, sociedades sem possibilidade de contato tecnológico, aquelas com maiores populações iniciais tiveram desenvolvimento tecnológico e crescimento populacional mais rápidos.

 

Matheus Assunção

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s