Reunião de Conjuntura 29.04.11

Na Reunião de Conjuntura desta sexta-feira, 29 de abril, tratamos sobre um assunto recorrente na história econômica brasileira: a inflação. Apesar dos esforços do Banco Central do Brasil, a inflação está cada vez mais rondando nossas vidas.

O sucesso do plano real simboliza a real problemática que a inflação representa. Este plano, pode-se dizer, sucedeu em grande parte graças a sua habilidade de controlar a inflação. Não obstante, a divulgação de dados recentes sobre preços e a atividade econômica nos faz refletir sobre um possível descontrole inflacionário.

Utilizamos instrumentais importantes para compreender a inflação sob diferentes facetas. Teorias como a Nova Economia Política e conceitos como Efeito Fisher, Curva de Phillips, NAIRU e a Estrutura a termo da taxa de juros foram ferramentas importantes explanadas nesta reunião. 

Dados referentes ao crescimento do PIB, IPCA, preço da Gasolina, IGP-DI e IPA foram explorados, mostrando um preocupante cenário de um super aquecimento da Economia Brasileira. 

Por fim, foram expostas algumas notícias importantes da semana como o pronunciamento do Presidente do Banco Central de que o ajuste na taxa de juros deve ser suficientemente prolongado; e o pronunciamento do Bird no Fórum Econômico Mundial de que o desafio dos países emergentes é lidar com a inflação.

Inflação no Brasil: Risco real ou Ficção – Rodrigo Andrade e Victor Matos

Por Victor Matos e Rodrigo Andrade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s