Reunião de Periódico 26.04.2011

Na reunião do dia 26, foi discutido o texto Wade, R. The management of common property resources: collective action s an alternative to privatisation or state regulation. Cambridge Journal of Economics, v. 11, p. 95-106, 1987.

Nesse artigo, o autor discute as teorias convencionais de ação coletiva, isto é, como um grupo de pessoas pode agir de forma a atingir um ótimo social. A teoria econômica é bastante pessimista em casos como esse, já que considera que os indivíduos são egoístas e maximizam apenas seu próprio bem-estar. Wade argumenta que, mesmo se esse for o caso, ainda existe a possibilidade de cooperação. O autor faz uma revisão das três principais teorias envolvendo ação coletiva à época do artigo, aponta algumas falhas metodológicas e no final apresenta evidência empírica de vilarejos no sul da Índia em que os moradores foram capazes de, por conta própria, criar um esquema de regras onde a “tragédia dos comuns” não se verificava.

O artigo, se não me engano, pode ser encontrado facilmente de maneira gratuita na internet, basta digitar seu título de autor no google acadêmico ou algo parecido.

Para os interessados, a apresentação de slides usada para apoio esta aqui:

The Management of Common Property Resources: Collective Action as an Alternative to Privatisation or State Regulation (Robert Wade) – Alexandre Balduíno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s