Reunião de conjuntura 06.05.11

Na reunião de conjuntura de sexta-feira passada discutimos um tópico muito recorrente na ciência econômica: Instituições. Essa conjuntura foi especial na medida em que visava dar suporte teórico e conjuntural à redação que seria feita pelos candidatos do Processo Seletivo PET-ECO 2011, que seria realizada logo em seguida.

Foram discutidos os aspectos econômicos e apresentados os autores e teorias que sustentaram as idéias apresentadas no capítulo 8 do livro “O Economista Clandestino” de Tim Harford. Dentre esses aspectos foram discutidos crescimento econômico, retornos crescentes, desenvolvimento, instituições, incentivos e desenho de instituições.  Logo em seguida, foi também apresentado o arcabouço teórico por trás do artigo de Jeffrey Sachs, “Institutions Matter But Not For Everything”, enunciando os principais resultados dos artigos que o autor procurou debater.

Logo após, foi apresentado um pequeno panorama da organização institucional brasileira, com instituições políticas, culturais, econômicas e instituições de “primeiro nível”. Procurou-se assim, direcionar a análise teórica feita anteriormente ao caso brasileiro, de forma a sustentar debates mais rigorosos quanto às instituições o desenho de políticas públicas no país.

Para finalizar,  discutimos rapidamente as principais notícias da semana.  A morte de Osama Bin Laden e as questões de segurança por trás do evento, a alta da inflação e a aprovação pelo STF da união homoafetiva foram as principais abordadas.

Qual o Papel das Instituições – André Victor Luduvice e Yuri Lopes

André Victor Doherty Luduvice

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s