Congresso PET 17.05.11

A Experiência Regulatória Brasileira: Uma Análise Institucional

Yuri Chagas Lopes

O artigo aborda a importante questão de como alinhar as estruturas regulatórias às características de cada país, a partir de uma abordagem multidisciplinar. Baseado no modelo de regulação político-positiva desenvolvido por Levy e Spiller, o papel das instituições é trazido ao centro da discussão por meio de uma revisão de literatura sobre seus diversos componentes. A partir desse ponto, um jogo regulatório pode ser construído, de modo que os comportamentos de equilíbrio dos principais agentes envolvidos no processo regulatório sejam clarificados e discutidos.


PAEG: O Programa de Ação Econômica do Governo e a Economia Brasileira nos anos 1960

Matheus de Mello de Assunção

O Programa de Ação Econômica do Governo, PAEG, foi uma das primeiras atitudes tomadas pelo Governo Castelo Branco após o Golpe  de 31 de março de 1964. Objetivando a reestrututação macroeconômica do país e a retomada da tragetória de crescimento, o programa teve tanto efeitos positivos como negativos para a história sócio-econômica brasileira. Na apresentação, discutiram-se os efeitos de curto prazo bem como as implicações de longo prazo do programa. A conclusão é de que o PAEG realizou uma importante estruturação institucional e macroeconômica no Brasil, mas houveram sérios custos políticos e sociais.

Análise sobre o Emprego durante a Ditadura Militar Brasileira

Teresa de Ângelis Cavalcanti

O apresentação resumiu os pontos principais do artigo, analisando o emprego durante a ditadura militar, dadas as políticas econômicas de cada período e os eventos externos que possivelmente afetaram essa variável. Foi feita uma breve discussão sobre a teoria econômica do emprego abordando as visões neoclássicas e keynesianas. A evolução do desemprego durante o período foi abordada citando a ampliação dos setores informais na economia em detrimento dos setores formais (cuja explicação pode ser deduzida da redução dos investimentos nos setores de bens de consumo duráveis e na siderurgia). Em conseqüência, debateu-se a desestruturação do mercado de trabalho, processo iniciado na década de 80 e intensificado no período seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s