Congresso PET 18.05.11

Proteção de Recursos Naturais Internacionais: Um Tratamento em Jogos Evolucionários

Alexandre Balduíno Sollaci

O objetivo principal do artigo é verificar se um líder é capaz de induzir um equilíbrio cooperativo em um jogo onde o agregador de ação é o weakest-link. Para isso, é usado como instrumental básico a teoria dos jogos evolucionários, uma vez que um equilíbrio evolucionariamente estável é também um equilíbrio de Nash dinamicamente estável. Concluo pela ineficácia da liderança nesse contexto, uma vez que o weakest-link reduz a zero qualquer contribuição marginal social do líder.

Embora os termos usados no resumo não sejam familiares àqueles que não conhecem essa literatura específica, todos eles são discutidos no artigo da melhor maneira que pude. Interpretações e intuição também estão inclusos. Àqueles que se interessam pelo tema, sugiro ler o artigo inteiro, disponível nesse blog, já que a apresentação de slides, por uma preferência minha, contém apenas os tópicos que foram tratados durante minha palestra no Congresso.

Softwares de Código Aberto: Principais Questões

Lucas Ferreira Lima

Este artigo analisa a literatura econômica sobre softwares de código aberto. O artigo começa analisando os incentivos econômicos que estão por detrás da criação destes produtos, passando para estudar como as comunidades de softwares de código aberta são estruturadas. Posteriormente o artigo foca em como softwares de código privado se comportam com a entrada de softwares de código aberto e seu efeito no bem estar social. São encontrados resultados importantes como a manutenção dos incentivos econômicos, redução de falhas de mercado, aumento de inovações e pode levar à subprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s