Congresso PET 19.05.11

Spread Bancário Brasileiro: Previsão com Análise Univariada de Séries Temporais

André Victor Doherty Luduvice

Este artigo procura realizar uma análise de econometria de séries temporais univariada para a série do spread bancário brasileiro. Identifica-se uma quebra estrutural e procura-se ajustar modelos SARIMA, GARCH e Holt-Winters com o objetivo de gerar previsões para os diversos cortes realizados. Os modelos paramétricos não satisfazem as hipóteses de significância, convergência e normalidade dos resíduos, sendo o Holt-Winters o único apto para tal exercício. Por fim, um modelo Holt-Winters com sazonalidade multiplicativa e sem tendência é o que apresenta o melhor desempenho na análise clássica de previsões, tanto em 2010 quanto no segundo semestre de 2008, ano da crise do subprime.

As Causas da Pobreza da Palestina: Uma Análise Estatística

Victor Chagas Matos

Este artigo utiliza técnicas de análise exploratória de dados com o objetivo de investigar os principais fatores responsáveis pela acentuada pobreza da população palestina. Evidências apontam a perda do direito de livre-circulação advinda de políticas de fechamento das fronteiras pelo Exército Israelense como o grande fator de perdas econômicas, sociais e culturais sem precedentes. Não obstante, a falha da Autoridade Nacional Palestina (ANP) como Instituição de Representação dos Interesses dos cidadãos palestinos, principalmente nos tratados de Paz de Oslo, contribuiu de forma significativa para o atual cenário.
São investigados também os níveis de satisfação com os auxílios humanitários recebidos, disparidades dentre os territórios palestinos, indicadores de crescimento econômico, concentração de renda e recursos naturais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s