Reunião de Conjuntura 10.06.11

A Reunião de Conjuntura do dia 10 de junho de 2011 teve como tema o recém-lançado Brasil Sem Miséria – plano de distribuição de renda que visa ampliar a atuação do Bolsa Família e de outros programas de integração social. A apresentação foi dividida em três eixos: Antecedentes, Teoria Econômica do Desenvolvimento e Estrutura do Plano.

A primeira parte contextualizou o cenário em que o Plano está inserido, apresentou o histórico dos programas de distribuição de renda, expôs quais os reflexos econômicos dessas políticas nos últimos oito anos. A seção de teoria econômica foi baseada principalmente no livro Development Economics do autor Debraj Ray e serviu de arcabouço para embasar conceitos, possibilitando que depois o plano fosse analisado à luz da teoria econômica. Foram explorados os seguintes assuntos: pobreza, crescimento econômico, indicadores sociais e distribuição de renda.  Na última parte da conjuntura, abordou-se o plano Brasil Sem Miséria, suas motivações, objetivos e eixos de atuação por meio de dados e mapas.

Ao fim da apresentação, foram comentadas algumas notícias da semana e houve discussões acerca do papel do Plano, sua eficácia, distribuição de renda, incentivos governamentais e orçamento estimado.

Plano Brasil Sem Miséria – Paula Vieira e Rodrigo Andrade

Paula Verlangeiro Vieira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s