Reunião de Conjuntura 17.06.11

Na reunião de conjuntura dessa sexta-feira (17/06) foram abordados dois temas como eixos principais da apresentação: as consequências políticas e econômicas da saída de Palocci do governo Dilma e o boletim Conjuntura em Foco publicado pelo Ipea esta semana.

A primeira parte se baseou em um série de matérias publicadas pela revista The Economist sobre as repercussões e consequências do caso Palocci. Tal caso ganhou projeção internacional e foi bastante discutido nos principais veículos de mídia. Assim, foram apresentados os antecedentes, os fatos ocorridos e os cenários esperados. A discussão nesse ponto se conectou muito à um vídeo que foi mostrado durante a apresentação mostrando algumas estatísticas de aprovação do governo Dilma e da conexão com o caso a saída do Ministro. Questionamentos surgiram quanto ao procedimento de coleta de dados e a racionalidade nas respostas às diversas perguntas que são feitas para sustentar esse tipo de pesquisa. Até agora, tais notícias não tiveram grandes efeitos sobre a economia brasileira, visto que, dentre alguns dos motivos, a saída do ex-Ministro não foi uma surpresa e sua atuação no atual governo ser ligada à articulação política, diminuindo sua esfera de influência sobre a Economia. A dúvida que agora se coloca é se Dilma conseguirá agir decididamente para manter a estabilidade e o crescimento econômico.

Em seguida discutiu-se a publicação Conjuntura em Foco de junho, abordando as principais conclusões presentes no documento. Grande ênfase foi dada ao tema referente ao mercado de trabalho e à inflação no setor de serviços e um pouco de teoria econômica foi apresentada para sustentar melhor as conclusões abordadas. Outros pontos de interesse foram a participação do IED na composição atual do Balanço de Pagamentos do Brasil e também os recentes cortes de gastos e recordes de arrecadação do setor público brasileiro. Aproveitou-se a apresentação para também mostrar um pouco a metodologia de elaboração de boletins de conjuntura, aspectos básicos de séries de mercado de trabalho e nível de atividade bem como a significância e exemplos de leading indicators.

Link para a matéria da The Economist:  http://www.economist.com/node/18805830
Link para o boletim Conjuntura em Foco do Ipea: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura_em_foco/110615_conjunturaemfoco.pdf

Consequências políticas da saída de Palocci e Conjuntura Brasileira em Foco – André Victor Luduvice e Débora Costa

André Victor Luduvice e Débora Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s