Reunião de Periódico 28.06.2011

No dia 28 de Junho de 2011 foi apresentado o ensaio “A História do Pensamento Econômico como Teoria e Retórica” de autoria de Pérsio Arida, economista com PhD pelo MIT e ex-presidente do Banco Central.

A apresentação se dividiu em duas partes. Na primeira abordou-se os dois modelos de concepção e ensino da Teoria Econômica, o modelo Hard Science e o modelo Soft Science. Como no ensaio, a explanação focou nos aspectos da História do Pensamento Econômico sob tais modelos, ressaltando as falhas e vieses de ambos.

A segunda parte trabalhou o tema da Retórica na Economia. Tentou-se mostrar que é a Retórica que confere caráter científico à Ciência Econômica. Isso se deveria ao estabelecimento de uma linguagem própria a tal ciência. O uso dessa linguagem guiaria a evolução da Economia e daria poder de persuasão ao texto econômico. No Ensaio, Pérsio Arida estabelece 7 regras que formariam o cerne da Retórica em Economia. Para ele, é imprescindível o cumprimento de tais regras.

A Reunião foi muito proveitosa na medida em que possibilitou uma reflexão aprofundada a respeito da nossa ciência, revelando também seus problemas metodológicos. Houve um oportuno debate no qual buscou-se situar os centros de ensino e pesquisa brasileiros dentro dessa perspectiva Hard ou Soft Science.

A História do Pensamento Econômico como Teoria e Retórica (Pérsio Arida) – Luis Cristóvão F. Lima

Luís Cristóvão Ferreira Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s