Reunião de Conjuntura 26.08.11

A reunião de conjuntura do dia 26/08 teve como tema a “Crise na S&P e o rebaixamento do Japão”, de tal forma que aproveitamos para falar de maneira mais aprofundada sobre as agências classificadoras de investimentos.

Começamos discutindo os recentes acontecimentos na agência Standard & Poor’s, a saída do atual presidente da empresa e a investigação do departamento de justiça americano. Apesar das especulações de que esses fatos seriam uma retaliação do governo americano pelo rebaixamento dos títulos da dívida americana, de “AAA” para “AA+”, a investigação já havia começado antes do rebaixamento e fontes internas da empresa garantem que a decisão de renúncia do presidente da empresa havia sido tomada há meses atrás.

A investigação tem por objetivo determinar se houve erros na classificação de hipotecas nos anos antecedentes à crise americana de 2008.

Ademais, nessa semana houve também o rebaixamento dos títulos da dívida japonesa de Aa2 para Aa3 pela agência Moody’s. Os principais motivos citados pela agência foram o grande déficit orçamentário e o aumento da dívida pública japonesa. Além disso, a agência acredita que os desastres naturais ocorridos no país causaram danos que podem prejudicar a recuperação japonesa da crise financeira de 2008. Após essa parte, também foram discutidas as criticas que um ex-presidente da agência Moody’s, Douglas Peterson, fez à própria agência. Ele afirmou que a Moddy’s sofre conflito de interesses, já que recebe dinheiro das empresas à quem deveria avaliar objetivamente.

A reunião gerou discussões intensas sobre o real motivo da crise america, se esta era política ou de fato econômica. Não apenas, também foi discutido se as agências de classificação tiveram culpa em parte pela crise financeira de 2008.

Crise na S&P e o rebaixamento do Japão – Gustavo Coelho e Victor Matos

Gustavo Coelho e Victor Matos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s