Reunião de Conjuntura 02.07.11

A reunião de conjuntura do dia 02.09.2011 diversificou um pouco os debates que estavam ocorrendo no PET-ECONOMIA, abordando diversos temas referentes à América Latina nos últimos meses.

Inicialmente, tratou-se da relação entre os países constituintes e os Estados Unidos da América. Em seguida, comentou-se sobre a greve nacional convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Chile em apoio às demandas estudantis, gerando uma grande discussão a respeito das possíveis exageradas dimensões que essa greve tomou e às reivindicações que vêm sido feitas pelos estudantes.

Em seguida, discutiu-se a situação mexicana quanto ao seu problema mais presente nas mídias internacionais: os cartéis de drogas. Devido à proximidade das eleições, a serem realizadas em 2012, o problema vem sendo constantemente colocado em pauta para que os candidatos elaborem suas possíveis “promessas”.  Há dois anos, o presidente Felipe Calderón colocou militares nas ruas para enfrentar os cartéis, o que intensificou ainda mais a violência. Foi inevitável a comparação a situações semelhantes presentes em nosso país, assim como as possíveis medidas que deveriam ser tomadas para amenizar a situação.

Finalmente, abordou-se a última decisão do Comitê de Política Monetári (Copom) de abaixar a taxa básica de juros em meio ponto percentual, levando-a para 12%. A decisão foi bastante controvertida, suscitando fortes opiniões contrárias e à favor, também presentes entre os alunos do PET e os visitantes.

América Latina: Panorama – Matheus Assunção e Teresa Cavalcanti

Matheus Assunção e Teresa Cavalcanti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s