Reunião de Periódico 05.09.11

O artigo apresentado nessa semana tentou passar aos presentes uma ideia alternativa de crescimento econômico, uma visão não neoclássica cuja aplicação se vê condizente com as características da economia brasileira. Unemployment and the real wage: the economic basis for contesting political ideologies foi escrito pelos economistas da 3ª geração pós-keynesiana Amit Badhuri e Stephen Marglin no ano de 1990 e se destacou na literatura como seminal, sendo citado por vários estudos posteriores.

A análise é divida em 2 partes principais, uma em que o PIB se concentra basicamente de consumo e investimento, ou seja, um modelo de economia fechada sem governo e outra em que as relações comerciais com o resto do mundo tem grande papel no equilíbrio macroeconômico e na trajetória de crescimento de cada economia.

O modelo utilizado nas fundamentações teóricas são de caráter kaleckiana em que a demanda efetiva é de uma peça elementar em análises de curto e médio prazos. Resumidamente, os autores desenvolveram um modelo em que é possível que as economias tenham um crescimento à la wage-led ou profit-led, dependendo somente das elasticidades das funções de investimento e poupança com relação ao profit-share.

As questões políticas em torno desse debate são inúmeras e o paper se preocupa em desenvolver um esboço teórico matematicamente consistente que permita, a partir daí, discutir ideologias, políticas, etc.

Uma das contribuições de maior destaque é o fato de que, em uma economia aberta, quanto maior for seu grau de intercâmbio com o exterior maior a tendência para um crescimento liderado pelos lucros e não por salários (Considerando alguns pressupostos de elasticidades).

Unemployment and the real wage (Amit Badhuri e Stephen Marglin) – Fernando Siqueira

Fernando Siqueira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s