Reunião de Periódico 12.09.11

A reunião de periódico desta segunda-feira trouxe para discussão o artigo “Does more cash in conditional cash transfer programs always lead to larger impacts on school attendance? dos autores Deon Filmer e Robert Schady. Este foi escolhido principalmente pela análise experimental feita, uma das únicas já feitas para programas de transferência de renda condicionada com dados robustos.

Primeiramente, foi apresentada uma retrospectiva da teoria por trás de transferências governamentais, contido nos artigos de Besley e Coate (1991) e Gahvari e Mattos (2007). Em seguida, foi iniciada a apresentação do artigo propriamente. A principal argumentação desenvolvida no artigo é a de que maiores quantias de renda transferida têm um impacto relativo muito pequeno, demonstradas no artigo para o programa cambojano de auxílio escolar (CSP).

Por fim, o paper aponta que as transferências de renda condicionadas nos países latino-americanos são significativamente mais altas que as postas em prática na Camboja, de modo que os países devam indagar se a quantia repassada não é muito alta. Tal fato gerou intensos questionamentos, trazendo temas como pobreza extrema e renda mínima para o palco das discussões.

Does more cash in conditional cash transfer programs always lead to larger impacts on school attendance? (Deon Filmer e Robert Schady) – Victor Matos

Victor Matos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s