Reunião de Conjuntura 16.09.11

Na sexta-feira, dia 16 de setembro, a apresentação de Conjuntura do PET Economia versou sobre a situação de desemprego que aflige diversas economias de países ricos, especialmente da Europa e dos EUA, e sobre as nuances do mercado de trabalho brasileiro, apresentando, entre outros, os dados contidos na Conjuntura em Foco, publicada pelo IPEA.

A parte da apresentação que tratou sobre o desemprego internacional foi baseada principalmente em uma série de publicações da The Economist, disponibilizadas no dia 10 de setembro. O argumento apresentado foi de que a situação de desemprego gerada pela crise econômica internacional irá persistir à própria crise, impactando em uma recuperação mais lenta para os países atingidos. Além disso, as consequências sociais deste momento de desemprego podem levar a uma destruição de capital humano, especialmente entre a população jovem, mais fortemente atingida e mais sensível ao efeito de longo prazo do desemprego.

A outra parte da conjuntura dessa semana teve como objetivo levantar aspectos atuais do mercado de trabalho brasileiro a partir do trabalho recém publicado do Ipea, Conjuntura em Foco. Ademais, foi feita uma análise de gráficos criados da PNAD, analisando o desemprego e taxa de participação contra variáveis como sexo, raça, idade, etc. Por fim, os últimos comentários se destinaram a outros eventos que ocorreram na semana e se destacaram no debate econômico: aumento de IPI para carros importados, o movimento da taxa de câmbio e a indústria brasileira.

http://www.economist.com/node/21528630 – Link para a matéria da The Economist sobre desemprego internacional.

Uma análise conjuntural sobre o mercado de trabalho nacional e internacional – Fernando Siqueira e Matheus Costa

Fernando Siqueira e Matheus Costa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s