O inverno está pra chegar…

… ao menos no hemisfério norte, onde o outono não trouxe boas notícias em relação à economia. Em primeiro lugar, a Zona do Euro se digladia a respeito das ações a serem tomadas em relação às dívidas acumuladas de alguns de seus membros. Além disso, os Estados Unidos mostram dificuldade de solucionar seu problema fiscal, com políticas erráticas resultando de um difícil consenso entre os partidos Democrata e Republicano. O mundo em desenvolvimento, que nos últimos anos tem impulsionado a economia mundial, deve apresentar taxas de crescimento menores esse ano.

É isso o que diz a revista The Economist, numa reportagem algo alarmante. A revista traz estampado na capa um buraco negro,  com os dizeres “até que os políticos façam algo a respeito da economia mundial… tenha medo”. A razão para o medo, segundo o texto,  é a má abordagem dos policymakers diante da crise econômica que se estabelece e avoluma. Os erros seriam, destacadamente, de dois tipos. Um é a ênfase excessiva na austeridade fiscal de curto prazo.  O outro é a incapacidade dos políticos, sobretudo na Alemanha e nos Estados Unidos, em transmitirem a suas sociedades a gravidade do problema.

De uma maré de otimismo e recuperação da crise do subprime em 2008, a economia mundial parece estar se deslocando para um período mais pessimista, de possível recessão nos países ricos e crescimento desacelerado nos países em desenvolvimento. No caso do Brasil, por exemplo, o crescimento do PIB previsto para 2011 foi recentemente revisto pelo FMI, de 4,1% para 3,8% e pelo Banco Central, de 4% para 3,5%. Comparado ao crescimento mundial previsto de 4% (ainda segundo o FMI), o resultado é um tanto decepcionante.

Deveria o Brasil deixar de lado o controle fiscal que tem sido colocado como necessário pelo Governo? Ou os gastos a serem realizados com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além da aceleração recente da inflação, exigem que a dívida pública seja, por enquanto, mantida dentro de um patamar mais baixo? Vamos ver o que o verão nos traz…

Matheus M. Assunção

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s