Reunião de Conjuntura 30.09.11

A reunião de conjuntura desta sexta-feira trouxe a questão da pobreza, pobreza extrema, inserção no mercado de trabalho da população de baixa renda e as mudanças em suas composições. A apresentação foi embasada em dois comunicados do IPEA, divulgados nos dias 15 e 27 de setembro de 2011.

O comunicado do dia 15 de setembro (Mudanças recentes na pobreza brasileira) aborda mudanças na estratificação por renda, na composição da renda, na composição da população em idade ativa, na composição etária e na distribuição espacial. As conclusões mais importantes do relatório apontam que as transferências governamentais via PBF e BPC têm desempenhado um papel fundamental na redução da extrema pobreza.

Não apenas, o comunicado aponta regiões nas quais caso as transferências fossem mais focalizadas, teria-se uma maior redução da pobreza extrema, caso das grandes cidades nordestinas e da região Sudeste. Contudo, a população em uma situação de pobreza mais extremada se encontra nos pequenos municípios do Nordeste, apesar deste número não ser tão grande em comparação com os pobres das grandes cidades. Portanto, questiona-se onde dever-se-ia focalizar mais o programa: nas grandes cidades onde se concentra o maior número de pobres ou nas regiões onde a pobreza é mais alarmante, porém menos numerosa.

O comunicado do dia 27 de setembro apresenta a trajetória, ao longo dos últimos nove anos, da população de baixa renda no Brasil metropolitano. O estudo foi realizado para as seis regiões metropolitanas mais importantes do país e mostra que uma parcela significativa da população economicamente ativa deixou a situação de baixa renda, como definida no estudo.

Em uma perspectiva mais detalhada, vemos que as diversas zonas metropolitanas apresentaram diferentes padrões de evolução, havendo uma redistribuição geográfica da população de baixa renda. Enquanto Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre diminuíram sua participação relativa na população de baixa renda, Salvador, Recife e Rio de Janeiro aumentaram.

Comunicado Nº 111 (15 de setembro) disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110915_comunicadoipea111.pdf

Comunicado Nº 114 (27 de setembro) disponível em:http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110927_comunicadoipea114.pdf

Mudanças recentes na pobreza brasileira (IPEA) – Victor Matos

Trajetórias da população de baixa renda no mercado de trabalho metropolitano brasileiro (IPEA) – Lucas Facó

Victor Matos e Lucas Facó

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s