Reunião de Periódico 10.10.2011

Nesta segunda-feira, a reunião de periódico artigo “Avaliação econômica de projetos de transporte: melhores práticas e recomendações para o Brasil”, publicado na Revista de Administração Pública de janeiro de 2011, foi discutido. É sempre relevante em um país em desenvolvimento como o Brasil, tão carente em investimentos em infra-estrutura, saber como funciona o sistema de avaliação e práticas no setor de transportes nacional.

O artigo tenta propor uma comparação entre a metodologia aplicada no Brasil pelo DNIT, pesquisas realizadas na Ásia e na Europa e pelas recomendações feitas pelo Banco Mundial em 2005 para o setor. Através dos dados apresentados, observa-se que os projetos de transporte no brasil pecam pela falta de dados detalhados e específicos na avaliação econômica, associada a uma falta de critério na hierarquização dos projetos pela sua importância. Outro ponto abordado foi as baixas indenizações pagas aos acidentados no país quando comparadas com os valores de outros países.

Após a apresentação do texto e em uma situação no Brasil onde, com o PAC e Copa do Mundo teremos investimentos vultuosos no setor de transporte, vimos uma discussão calorosa a respeito das práticas e recomendações para o setor.

Thiago Nascimento

Avaliação de projetos de transporte melhores práticas e recomendações para o Brasil (Dalbem, Soares e Macedo-Soares) – Thiago

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s