Reunião de Periódico 24.10.2011

Nessa reunião foi apresentado o artigo “Rational choice with status quo bias” dos autores Yusufcan Masatlioglu e Efe A. Ok. Esse artigo de teoria da decisão individual traz a modelagem microeconômica para o viés de status quo e para o efeito dotação, um caso especial daquele.

Primeiro, foi apresentada uma introdução à teoria da decisão, que mostrou, entre outras coisas, o axioma fraco da preferência revelada, o princípio básico das escolhas racionais, e como são feitos os artigos nessa área. Após essa primeira parte, foi feita uma breve apresentação dos autores, ambos Ph. D’s em economia.

O artigo é bastante teórico, mostrando as propriedades os axiomas e os teoremas necessários para sua modelagem. É interessante perceber que no viés de status quo o agente acaba por tomar seu status quo, ou seja, sua situação atual, como referência na hora de sua escolha, podendo, assim, deixar de escolher uma opção que maximizaria sua utilidade. Ao final do artigo são apresentadas duas aplicações teóricas, sendo o fenômeno do superfaturamento uma delas.

Gustavo  Soares Fernandes Coelho

rational choice with status quo bias (Yusufcan Masatlioglu, Efe A. ok) – Gustavo Coelho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s