Reunião de Conjuntura 11.11.2011

Na reunião dessa semana, foi levado para discussão a questão sobre a queda no desembolso do Banco Nacional de Desenvolvimento, o BNDES, no ano de 2011.

Fundado em 1952, o Banco tem por objetivo estimular a realização de investimentos em todos os setores da economia, tendo atuação marcante em setores como indústria, infra-estrutura, agricultura, entre outros. Suas linhas de financiamento  além de contemplar apoio a projetos de longo prazo e custos competitivos, contribuem para o fortalecimento de estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.

De janeiro a setembro desse ano, o volume dasembolsado pela instituição caiu 28% quando comparado com o mesmo período do ano passado, totalizando agora R$91,8 bilhões. Esse forte declínio pode estar relacionado com o agravamento da crise econômica internacional e uma desaceleração da economia brasileira. Além disso, em 2010 foram realizados grandes investimentos na área de enérgia hidrelétrica a na recapitalização da Petrobras. Também há de se considerar que o Banco mudou sua postura perante o mercado, dimunuindo o nível de participação nos financiamentos, priorização para projetos mais a longo prazo, e restrições ao acesso de crédito ao BNDES-PSI. Essas medidas tem por objetivo diminuir a oferta de crédito agragado, estímulo à participação do setor privado no financiamento de investimentos, e controlar uma possível inflação oriunda de um excesso monetário.

Para mais informações acerda do programa BNDES-PSI, disponibilizamos o link para a cartilha do programa:

BNDES: Apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas

Apresentadores: Thiago Oliveira e Lucas Facó

Desempenho do BNDES em 2011 – Thiago  Oliveira e Lucas Facó

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s