Segundo resgate à Grécia – Mais do mesmo ou uma nova perspectiva para a crise na Zona do Euro?

No último dia 9, do mês de março, credores da dívida grega aceitaram perdoar mais 100 bilhões de euros em dívida por meio de uma operação de troca de títulos. É a maior restruturação de uma dívida nacional do novo século.

Na prática significa que aqueles que possuíam títulos gregos renunciaram receber mais de 50% do valor que deveria ser pago. Algo que pode comparado com o default argentino em 2002.

Essa foi a condição necessária para que fosse liberado o segundo pacote de resgate à Grécia. Esse pacote, assim como o primeiro em 2010, visa financiar a Grécia nos próximos dois anos por meio da compra de novos títulos públicos a juros relativamente baixos.

Por traz desse fato histórico estão meses de negociações e horas de reuniões. Ao contrario do primeiro pacote, que foi liberado em menos de um mês, o segundo teve longas negociações que duraram mais de seis meses. O resultado foi a queda do antigo primeiro ministro grego, George Papandreu, e novas medidas de austeridade.

A novela grega, por assim dizer, teve no dia 9 de março uma página virada.

O futuro da Grécia, no entanto, permanece obscuro. As medidas de austeridade exigidas pelo FMI geraram muita insatisfação popular, o que certamente afetará as eleições gregas, marcadas para o dia 6 de maio. Caso a maioria do congresso seja dominada pelos partidos contrários ao resgate financeiro então certamente a Grécia enfrentará dificuldades para manter o acesso ao dinheiro do resgate.

Apresentadores: Daniel Damasco e Matheus Costa

Segundo resgate à Grécia – Mais do mesmo ou uma nova perspectiva para a crise na Zona do Euro? (parte 1) – Daniel Damasco e Matheus Costa

Segundo resgate à Grécia – Mais do mesmo ou uma nova perspectiva para a crise na Zona do Euro? (parte 2) – Daniel Damasco e Matheus Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s