Financiamento da Infraestrutura dos transportes

Os serviços de infraestrutura podem ser definidos como um conjunto de ativos básicos necessários para o desenvolvimento da atividade econômica. Sendo assim, o seu adequado provimento é essencial para garantir a competitividade de toda a economia. Sobrecustos neste setor implicam inevitavelmente sobrecustos em toda a cadeia produtiva. De maneira geral a indústria da infraestrutura na América Latina é altamente deficitária e cara, especialmente nos subsetores mais importantes: transportes e energia. A reunião de periódico desta segunda feira, 26 de março, abordou justamente as questões relativas ao financiamento da infraestrutura de transportes, no trabalho dos pesquisadores Alessandro Oliveira e Frederico Turolla publicado no Journal of Transport Literature.

A presença de monopólios naturais, economias externas, informação assimétrica e mercados incompletos fazem com que haja a necessidade real de regulação de forma a definir os riscos e viabilizar a entrada do investimento privado no setor. Embora tradicionalmente o investimento público tenha sido responsável por prover ditos serviços, a crise fiscal estatal dos anos 80 reduziu enormemente esse papel, que não pôde ser assumido por agentes privados dado a inexistência de um marco regulatório claro.

Não sendo uma tarefa fácil ou automática o papel da regulação deve estar sempre sujeito a avaliação e a revisão. O Brasil tem dado importantes passos nesse sentido, embora de forma tardia em relação ao resto do mundo. Trata-se de uma questão que não pode ser engavetada novamente.

Apresentador: Marwil Dávila

Financiamento da Infraestrutura de transportes – Marwil Dávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s