Liberalização fi nanceira, estabilidade macroeconômica e crescimento econômico nos países do BRIC

Nesta segunda-feira, 02 de abril, foi apresentado o artigo Liberalização fi nanceira, estabilidade macroeconômica e crescimento econômico nos países do BRIC, dos autores Luiz Fernando de Paula e Fábio Barcelos, cujo texto trouxe para discussão as políticas macroeconômicas adotadas pelos países do BRIC grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, respectivamente. É impotante fazer uma análise do desempenho desses países, pois estima-se que em menos de 40 anos, esses países, juntos, possuirão uma economia maior do que a do G6.

Buscou-se estabelecer uma comparação entre os regimes de política macroeconômica e gestão política, tentando descobrir se o ambiente gerado por elas contribuiu para um desempenho econômico favorável e estável nesses países. Para tal, o artigo tenta apresentar as medidas cambiais adotadas desde a década de 90, conversibilidade da conta capital, abertura financeir e o grau de vulnerabilidade externa de cada país do BRIC.

Vê-se  que os países do BRIC, antes sensíveis aos acontecimentos internacionais, possuem atualmente sistemas econômicos mais sólidos e propensos ao desenvolvimento. E para que isso fosse possível, o grupo buscou um melhoramento nos índeces de vulnerabilidade, maior liberalização da conta capital e a adoção de regimes cambiais flutuantes.

Apresentador: Thiago Oliveira

Liberalização financeira, estabilidade macro e crescimento economico nos BRICS- Thiago Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s