Health and the evolution of welfare across Brazilian municipalities

Na reunião de 16 de abril de 2012, foi apresentado o artigo Health and the evolution of welfare across Brazilian municipalities de Rodrigo Soares, publicado no Journal of Development Economics em 2007. O artigo analisa as principais causas do aumento da expectactativa de vida no Brasil entre 1970 e 2000.

Primeiramente, Rodrigo Soares desenvolve um modelo de ciclo de vida para mensurar os ganhos monetários relativos à maior longevidade do brasileiro. . A estimação dos determinantes nos ganhos de expectativa de vida (acesso à água, saneamento, analfabetismo…) é proveniente de modelos de painel dinâmicos (Arellano e Bond, 1991) com duas defasagens para cada variável endógena. Usando ambos os modelos, ele consegue decompor os ganhos de acordo com causas específicas

A Apresentação foi tranquila. Os ouvintes participaram perguntando e complementando a fala do apresentador. O debate foi proveitoso. É muito bom ver artigos sobre o Brasil publicados em grandes Jounals internacionais utilizando técnicas e métodos avançados.

Apresentador: Luís Cristóvão

Health and the evolution of welfare across Brazilian municipalities – Luís Cristóvão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s