Desindustrialização: mito ou realidade? Análise de dados e pacote de ajuda à indústria.

A reunião do dia 20 de abril de 2012 foi acerca da desindustrialização, tema que está bastante em voga na mídia, principalmente devido ao recente pacote de ajuda à indústria anunciado pelo governo no último dia 3.

As opiniões sobre o fenômeno são muito divergentes entre economistas e inclusive dentro de instituições em particular, como o IPEA. Desta forma, após uma breve introdução teórica, buscou-se apresentar tanto os argumentos utilizados por aqueles que enxergam a perda de participação da indústria no PIB e no emprego como um mal que deve ser combatido, como também o ponto de vista daqueles que consideram o fenômeno um mito ou que, apesar de considerarem sua existência, não a enxergam como um mal para a economia como um todo.

Em seguida, foram apresentadas as principais medidas anunciadas pelo governo, abrangidas pelo Plano Brasil Maior. Dentre elas, podemos citar ações sobre o câmbio, estímulos à produção nacional, medidas creditícias e tributárias, financiamento do comércio exterior e várias outras. As críticas ao pacote de ajuda são diversas, mas podem resumir-se ao fato de que o pacote é apenas emergencial, apresenta medidas de curto prazo e que não levam à mudanças estruturais e de longo prazo na economia brasileira.

Apresentadoras: Regina Leal e Thaís Vizioli

Desindustrialização: mito ou realidade? – Thaís Vizioli e Regina Couto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s