A dama de ferro do petróleo: A história da Petrobras e sua nova gestão

A posição estratégica que o petróleo ocupa no cenário político e econômico mundial faz com que o setor ocupe constantemente posição de destaque nos principais meios de comunicação. Nesse contexto, a Petrobras tem ganhado importância internacional dado seu pioneirismo na exploração em águas profundas, e garantindo a autossuficiência de petróleo brasileira. A reunião de Conjuntura desta sexta-feira, 04/05, abordou um pouco do histórico desta empresa pública bem como recentes alterações no seu comando.

A exploração do “ouro negro” em território brasileiro data do fim do século XIX, entretanto apenas na década de 1930 é que efetivamente o recurso foi encontrado na cidade de Lobato, Bahia. Até os choques do petróleo na década de 70, a produção nacional era de pequena monta, sendo que a partir dessa data a empresa se especializou na produção em águas profundas. De lá para cá a produção superou a casa dos 2 milhões de barris por ano e com a entrada do pré sal a produção deve superar os 6 milhões de barris, de acordo com o plano de negócios da empresa.

Em 2012 assumiu o comando da estatal a Sra. Graça Foster, funcionária de carreira, com a proposta de concretizar e consolidar a exploração e produção das reservas do pré-sal. Em quatro meses no cargo, a “dama de ferro” visitou todos os estaleiros com quem a empresa matem contratos, se posicionou abertamente a favor da elevação do preço dos combustíveis e substituiu 3 “padrinhos políticos”, que ocupavam diretorias na empresa, por funcionários de carreira. O sucesso da nova administração só o tempo vai dizer, mas os recentes movimentos tem sido bons sinalizadores do que se espera da empresa no futuro: eficiência.

Apresentadores: Luís Cristóvão e Marwil Dávila

A dama de ferro do petróleo: A história da Petrobras e sua nova gestão – Luís Cristóvão e Marwil Dávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s