Theory of Product Differentiation in the Presence of the Attraction Effect

Na reunião de periódico do dia 07/05 foi apresentado o artigo da área de teoria da decisão individual Theory of Product Differentiation in the Presence of the Attraction Effect, um working paper de Ok, Ortoleva e Riella. O objetivo desse artigo é aplicar modelo de escolha com ponto de referência usado para representar o efeito de atração no problema de diferenciação de preços de segundo grau do monopolista.

O efeito de atração consiste do viés na escolha de um agente devido à existência de um bem assimetricamente dominado por dois outros bens factíveis que acaba sendo usado como referência para a escolha do agente. Por exemplo se existem 2 bens, A e B, a serem escolhidos pelo agente e ele prefere o bem A. Quando um certo bem C que é mais barato e melhor que o bem B mas é mais barato e pior que o bem A é posto à disposição desse agente, essa dominância assimétrica faz com que o agente passe a escolher o bem B em vez do A. Isso pode ser visto como se o agente percebesse o bem C como o pior e comparasse os dois bens à ele, gerando um viés em sua decisão.

No modelo de diferenciação de preços o monopolista precisa escolher o preço e a qualidade de dois bens a serem ofertados de modo a maximizar o seu lucro. No caso em que parte dos consumidores sofrem do efeito de atração, o monopolista pode criar bens para desviar as escolhas dos agente e assim poder diferenciar mais ainda os preços aumentando seus lucros. A decisão do monopolista vai depender da proporção de consumidores que sofre do efeito de atração e do custo de fabricação do bem que servirá como ponto de atração, que ninguém irá consumir. No caso em que todos os agente sofrem do efeito de atração e o custo de produzir o bem de atração é zero o monopolista conseguirá segmentar o mercado perfeitamente e a solução será eficiente com o monopolista ficando com todo o excedente do consumidor.

Apresentador: Gustavo Soares Fernandes Coelho

Apresentação: Problem Dominance with the Attraction Effect

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s