Populismo de Juros?

As subsequentes reduções da taxa básica de juros (SELIC), em um momento em que a inflação prevista para 2012 já ultrapassa o centro da meta, têm levantado controvérsias com respeito aos propósitos por trás da atuação do Banco Central. A atuação do órgão, desde junho de 1999, é regida pelo chamado regime de metas de inflação, segundo o qual a sua principal função é manter a inflação dentro das metas determinadas no ano anterior pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Para atingir tal fim o órgão deverá se utilizar das ferramentas que tiver disponível, especialmente a determinação da SELIC e o recolhimento de compulsório bancário.

Nessa conjuntura era esperado que, tendo em vista uma expectativa de inflação de 5,2% para 2012, acima do centro da meta (4,5%), porém abaixo do teto (6,5%), o Banco Central elevasse a taxa básica de juros de modo a controlar a inflação. Uma nova redução na taxa de juros leva a crer que o órgão não mira mais no centro da meta.

Além disso, o governo tem manifestado um discurso contrário aos altos níveis de spread bancário (a diferença entre a taxa básica de juros e o juro repassado ao consumidor pelos bancos) e tomado atitudes que manifestam um interesse numa nova redução da SELIC. A mais marcante destas atitudes foi a alteração dos rendimentos da poupança, que desde 3 de maio irá render anualmente 70% da SELIC + TR, sempre que a SELIC for 8,5% ou menos. A mudança na poupança era necessária para viabilizar novos cortes na taxa básica de juros.

A questão levantada é se o governo estaria intervindo excessivamente nas decisões de política monetária do Banco Central, um órgão a princípio independente, se não legalmente ao menos tradicionalmente. A falta de autonomia do Banco Central poderia incapacita-lo na tomada de decisões necessárias à manutenção da estabilidade monetária do país, decisões essas frequentemente impopulares e, portanto, contrárias aos interesses de curto-prazo dos governos.

Apresentadores: Bianca Maciel e Matheus Costa

Populismo de Juros? – Bianca Maciel e Matheus Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s