Structure and innovation in pharmaceutical industry in Brazil: the impact of generic drugs

Na reunião de periódico do dia 28 de maio de 2012 foi apresentado o artigo “Structure and innovation in pharmaceutical industry in Brazil: the impact of generic drugs” que apresenta um panorama geral da indústria farmacêutica, setor de grande importância para a economia brasileira, fato que é evidenciado nas principais políticas industriais implementadas na década de 2000.

O artigo objetiva analisar os impactos não voluntários da implementação da política de genéricos em 1999, que os autores consideram significativos porque trouxeram mudanças à estrutura produtiva da indústria farmacêutica, como a mudança do market share em benefício às empresas nacionais.

A classificação das empresas é feita a partir de critérios de inovação, com foco no registro de patentes, já que a maior parte das inovações encontradas no setor é patenteada. Busca-se, ainda, analisar se os impactos foram somente em termos de escala ou se possibilitaram um catching up também em termos tecnológicos. Os dados mostram que há de fato um aumento significativo do investimento em inovação das indústrias nacionais, que passaram a ser superiores aos das estrangeiras em termos de percentual da receita líquida de vendas, mas ainda são inferiores em termos absolutos.

As conclusões apontam para o fato de que há uma melhora em termos de inovação, mas que os investimentos nesta área ainda são modestos e feitos por um pequeno número de firmas. A política de genéricos seria, portanto, uma janela de oportunidade, mas que deve ser acompanhada de políticas setoriais devidamente estruturadas que possibilitem aumentos ainda maiores em termos de escala e de capacidade tecnológica.

Artigo disponível em aqui.

Questionário da PINTEC aqui.

Apresentadora: Thaís Vizioli

Structure and Innovation in Pharmaceutical Industry in Brazil: The Impact of Generic Drugs – Thaís Vizioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s