ONE UP ON THE WALL STREET: PETER LYNCH

No quarto dia do mês de junho foi apresentado as idéias de Peter Lynch contidas no livro One up on the Wall Street. Lynch, é gestor aposentado do Fidelity Magellan Fund que no final dos anos 80 representava o maior player institucional do mercado acionário norte-americano. A apresentação abordou pontos como a filosofia de investimentos fundamentalista, a classificação dos tipos empresas e os diferentes métodos de escolha de ações.

Foi apontado a diferença entre investidores individuais e investidores institucionais, assim como as vantagens e desvantagens que cada um possui ao escolher uma carteira de ativos. Da mesma forma, procurou-se sustentar o argumento de Lynch no qual um investidor individual pode conseguir retornos tão bons, ou até melhores, que os investidores profissionais.

No que se refere a classificação de empresas, foram expostos os seis tipos: slow growers, robustas, fast growers, asset players, cíclicas e empresas em recuperação. Esses tipos podem ser divididas em dois grupos no qual as duas primeiras empresas são escolhas de investimento mais conservadoras do que as quatro últimas empresas.

Ao final foi levantado o debate em torno da concentração ou diversificação de uma carteira de ativos financeiros. A conclusão é que essa escolha deve variar conforme o perfil do investidor. Em outras palavras, caso ele não tenha restrições em relação às escolhas é recomendado que se concentre, do contrário, quando há restrições, é recomendado a diversificação.

Consta também como referência bibliográfia da apresentação o artigo de Marco Goulart publicado em 03/10/2008 pela Macro Financeiro Assessoria Financeira Pessoal.

Apresentador: Daniel Damasco

Observação 1: os interessados pelo livro podem ter acesso a ele em bibliotecas e livrarias.

Observação 2: o artigo de Marco Goulart possui direitos autorais logo não poderá ser divulgado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s