Existe bolha no mercado imobiliário brasileiro?

A reunião de periódico desta semana, no dia 18/06, se pautou sobre o artigo intitulado “Existe bolha no mercado imobiliário brasileiro?”. O artigo é ainda um working paper, e avalia com métodos econométricos robustos a possibilidade de existência de uma bolha no mercado brasileiro – hipótese que tem sido levantada por alguns acadêmicos e bastante explorada pela mídia.

Sabe-se que o setor imobiliário encontra-se bastante aquecido. A expansão da oferta, a despeito da alta dos preços, é um sinal disso. Além disso, a queda na taxa de juros, estimulando financiamentos, e o subsídio ao crédito habitacional com recursos governamentais também impactaram sobre essa maior prosperidade do setor.

O problema em se estudar o tema reside primeiramente no contra-senso na própria definição de bolha, mas também nas dificuldades para sua identificação. Além disso, há uma insuficiência de dados de preço de venda e de aluguel dos imóveis.

Tendo isso em vista, discutiram-se os argumentos das duas correntes teóricas de maior repercussão neste tema: a perspectiva Mainstream e a da Escola Austríaca. Do mesmo modo, foi apresentada uma abordagem empírica visando estimar uma equação fundamental para o preço de imóveis, analisar a conjuntura do mercado imobiliário brasileiro, a pressão inflacionária sobre a construção civil, a condição fiscal e os efeitos de um choque monetário no mercado imobiliário brasileiro.

Após a exposição do artigo, ainda foi discutida a conclusão dos autores ao apontarem o mau gerenciamento governamental das políticas fiscal e monetária – que os autores dizem ser claramente inflacionárias – como as prováveis desencadeadoras da bolha.

Apresentadora: Thaís Alvim

Existe Bolha no Mercado Imobiliário Brasileiro? – Thaís Alvim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s