QUANDO OS INDICADORES INTERNACIONAIS ENCONTRAM AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: HIATO METODOLÓGICO OU GARGALO SOCIOECONÔMICO?

A reunião de conjuntura da última sexta-feira, 22/06, tratou da educação superior no Brasil fazendo um contraponto aos indicadores socioeconômicos internacionais. Analisou-se os aspectos qualitativos do ensino, como o nível de titulação dos docentes, e o caráter mais profissionalizante das instituições de ensino superior brasileiras, em que predominam as faculdades, em detrimento de universidades e centros universitários. Contrapôs-se os indicadores internacionais com os brasileiros.

Ainda, foi apresentado o método de avaliação do MEC baseado nos resultados do ENADE para gerar o IGC, o Índice Geral de Cursos do INEP. Os resultados dos rankings de melhores universidades baseado no IGC foi apresentado, assim como o resultado de rankings internacionais, como o da Quacquarelli Symonds Top Universities. Este último apontou saldos modestos para o Brasil em relação ao mundo (a melhor colocação para uma Universidade Brasileira foi a da USP, em 169ª lugar) e resultados de destaque em relação à América Latina.

As universidades foram centros historicamente elitizados no Brasil, e agora o país avança rumo à maior democratização do ensino superior, o que é tanto propiciado pela expansão do número de instituições de ensino, quanto do número de vagas. O debate durante a apresentação foi no sentido de compreender se esse tipo de investimento, por si só, é o suficiente para gerar retornos significativos não só no acesso à educação, mas principalmente na melhoria da qualidade do ensino, ou se o que o Brasil realmente precisa são reformas mais profundas no campo da educação.

Apresentadores: Nicolas Powidayko e Thaís Alvim

Quando os indicadores internacionais encontram as universidades brasileiras: hiato metodológico ou gargalo socioeconômico? – Nicolas Powidayko e Thaís Alvim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s