A Previdência Brasileira: O que será de nós na velhice?

Em um país que vive rápidas transformações, tanto demográficas quanto econômicas, é normal que surja uma preocupação a respeito do futuro. E é nesse sentido que a reunião de conjuntura deta semana, 29/06, buscou trazer para debate o sistema previdenciário brasileiro.

Os agentes sempre estão tomando suas decisões econômicas considerando um possível futuro, sendo que, eles buscam manter um padrão de consumo estável ao longo da vida, argumento que é tratado na Teoria do Ciclo da Vida de Modigliani r na Teoria da Renda Permanente de Friedman. Com isso, um sistema previdenciário apareceria para ajudar os agentes a alocarem e a preservarem suas poupanças para o futuro, quando sua renda oriunda do trabalho seja comprometida.

Tratando um pouco mais da questão brasileira, vivemos uma transição na qual as famílias estão diminuindo, as pessoas ficando mais velhas e há uma tendência à formalização do emprego. Esses fatos levam a um papel sobrecarregado da previdência social, pois com mais pessoas precisando de seus benefícios, sua capacidade de financiamento será colocada em dúvida. E mais, desde que o Estado passa a internir fortemente no sistema previdenciário, a focalização foi priorizada à sustentabilidade. Isso quer dizer que o governo prefere englobar mais pessoas que ter orçamentos equilibrados. Esse assunto é sensível e possíveis mudanças ainda são alvos de debates.

A Previdência Brasileira O que será de nós na velhice? – Thiago e Luís Cristóvão

Apresentadores: Luís Cristóvão e Thiago Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s