Mudanças no Mercosul: seis por meia dúzia?

A reunião de conjuntura da última sexta-feira, 06/07, teve como motivação o anúncio de que o Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país, em 2013, e que a Venezuela será incorporada ao bloco como “membro de pleno direito” em 31 de julho.

Inicialmente, foi apresentado a história da formação do Mercosul expondo-se as etapas e objetivos de sua criação. Mais adiante analisamos a economia do bloco e pudemos observar uma grande assimetria de mercado dentro do Mercosul, dado que do PIB de mais de 3 trilhões de dólares (base do PPC) quase 70% deste valor corresponde ao Brasil. Tal assimetria gera vários conflitos dentro do bloco o que dificulta a criação de uma moeda única para o mesmo. O comércio intrazona apresenta um alto crescimento e, além disso, o Mercosul vem traçando acordos com países dentro e fora da América Latina, como é o caso do Tratado de Livre Comércio com a Comunidade Andina, com Israel e com o Egito.

A parte final da reunião fez um panorama da economia e política do Paraguai nos últimos anos para descobrir o que levou aos recentes fatos. Começando pelo retorno à democracia em 1989, passando pelos anos de domínio do Partido Colorado até as eleições de Fernando Lugo em 2008. Analisou-se o Governo de Lugo, desde as expectativas para um novo governo até suas dificuldades de governar dado que os três poderes estavam em poder da oposição e os fatos que levaram ao seu Impeachment.

O Impeachment foi considerado ilegítimo pelos países membro do Mercosul, o que levou à suspensão do Paraguai do bloco e a entrada da Venezuela no mesmo. A partir desses fatos, os presentes analisaram o que tais mudanças ocasionariam para a economia paraguaia e venezuelana, quais os ganhos e perdas que cada país teria com essa nova conjuntura internacional?

Mudanças no Mercosul: seis por meia dúzia? – Bianca Maciel e Regina Couto

Apresentadoras: Bianca Maciel e Regina Couto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s