O regime de crescimento brasileiro

Nesta sexta feira, 26/10, o PET Economia teve o privilegio de contar com a presença do diretor adjunto de política macroeconômica do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Sr. Claudio Roberto Amitrano, ministrando palestra intitulada: “O regime de Crescimento Brasileiro: Características, Situação atual e Perspectivas para o Futuro”. A atividade fez parte do encerramento da participação do grupo na semana universitária.

Porque alguns países são ricos e outros não o são? Porque algumas economias crescem mais vigorosamente que outras? Os porquês que giram em torno da trajetória das economias ao longo do tempo tem sido objeto de estudo, sob diversas perspectivas, desde que a Economia tem sido tratada como ciência.

Talvez o conceito central que permite a interação entre os principais elementos que determinam o fenômeno do crescimento seja o de regime de crescimento. E como gosta de resaltar o convidado desta tarde, este conceito descreve o processo de geração de renda inscrito em um determinado contexto histórico institucional.

“A trajetória das economias ao longo do tempo tem sido objeto de grande curiosidade intelectual desde o surgimento da economia como ciência” Claudio Amitrano

Dentro de uma perspectiva pós-keynesiana, os presentes foram confrontados com a recente evolução dos principais indicadores macroeconômicos brasileiros nos últimos vinte anos. Na visão do palestrante, o Brasil enquadra-se dentro de um modelo wage led, em que são os aumentos de salários que puxam o restante da economia. Sua abordagem centrou-se em três pilares chave: a importância das instituições; a centralidade da demanda agregada e da distribuição de renda; e a relevância do progresso tecnológico.

Agradecemos desde já a presença do Sr. Claudio Amitrano e sua contribuição à formação de todos os estudantes e membros presentes. O PET Economia agradece também a comunidade universitária por prestigiar nossas atividades nesta semana universitária.

por Marwil Dávila

O regime de crescimento brasileiro – Cláudio Amitrano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s