Reference Dependent Preferences in a Dynamic Environment

Nessa reunião foi apresentado o artigo Reference Dependent Preferences in a Dynamic Environment de Gil Riella, professor do departamento de economia da UnB. Esse artigo foi escrito pelo professor durante seu mestrado e nunca foi publicado. Esse artigo propõe uma forma de modelar um agente econômico que possui dependência referencial (viés de status quo) em um modelo de dois períodos, além de aplicar essa modelagem a um modelo de procura de emprego.

O viés de status quo é o fenômeno que ocorre quando agentes econômicos demonstrar um certo receio de trocar a sua situação ou escolha atual. Esse é um fenômeno muito observado no dia a dia e todos devem ter tido uma experiencia como essa em algum ponto de sua vida.

O modelo de procura de emprego é uma fundamentação microeconômica para modelos macro para descrever o mercado de trabalho a partir da modelagem de um agente que tem que escolher entre várias ofertas de emprego em vários períodos.

Um exemplo bom para entender a ideia do artigo seria de uma aluna da UnB que acaba de se formar e tem escolher entre seguir uma carreira no setor privado ou público. Essa aluna leva em consideração a possibilidade de passar em um concurso para se estabilizar com um bom salário e depois procurar seguir o seu sonho de se aventurar no setor privado para seguir o seu sonho de ser a CEO de uma grande empresa. Entretanto, essa aluna sabe que se virar uma servidora público ele irá se acomodar com o bom salário e amplos benefícios. Essa aluna sabe que não aceitará trocar de emprego para receber um salário menor e que, muitas vezes, é preciso aceitar um salário mais modesto no inicio da carreira no setor privado. Portanto, essa aluna percebe que se escolher trabalhar para o governo logo depois que sair da universidade pode nunca realizar seu sonho de ser tornar CEO, pois pode nunca receber uma proposta boa o suficiente no setor privado que a faça sair do setor público.

Dessa forma, essa aluna terá que comprar o quanto gostaria de ser uma CEO, levando em consideração a probabilidade de conseguir se conseguir chegar no topo da carreira privada, com os confortos e facilidade de se tornar uma funcionária pública, uma decisão que vários de nosso colegas enfrentam ao receber seus diplomas.

Apresentador: Gustavo Soares Fernandes Coelho

Reference Dependent Preferences in a Dynamic Environment – Gustavo Coelho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s