Inflação e taxa de juros: Um panorama geral da economia brasileira

Na Reunião de Conjuntura desta sexta feira, 09 de outubro, tivemos a oportunidade de apresentar o relatório trimestral de inflação do Banco Central. Este relatório, elaborado desde 1999, nos permite traçar um panorama geral da economia brasileira e internacional dando uma ênfase especial no comportamento dos índices de preços. O momento não poderia ser mais oportuno afinal, as recentes reduções da taxa básica de juros, dirigidas pela autoridade monetária, em um contexto de não convergência da inflação para o centro da meta tem, nos últimos meses, esquentado o debate entre economistas das mais diversas posições ideológicas sobre o fenômeno inflacionário.

Polarizando este cenário, de um lado estão economistas de tradição ortodoxa, que criticam não apenas a redução da SELIC, mas as atuais políticas governamentais de incentivo à demanda. A expansão do crédito e o incentivo ao consumo, levando em consideração os atuais níveis de desemprego, se refletiriam inevitavelmente em um aumento dos índices de preços. Do outro lado encontramos economistas de tradição heterodoxa, que nunca viram com bons olhos as elevadas taxas de juros brasileiras, dada sua repercussão negativa sobre o próprio produto potencial. Mais ainda, estando o país em um regime de crescimento wage led, em que os salários “puxam” o resto da economia, a inflação seria um subproduto natural do modelo.

Seja como for, dois fatos são indiscutíveis e merecem reflexão. Primeiro, estando o Banco Central brasileiro dentro de um regime de metas de inflação de convergência em 12 meses, a evolução recente dos indicadores de preços bem acima desse patamar mina a confiança dos agentes econômicos nesta instituição, o que repercute negativamente na própria política monetária. Segundo, mesmo com a redução de quase cinco pontos percentuais na taxa SELIC, a inflação não disparou, o que levanta sérios questionamentos sobre os custos da política monetária seguida até aqui. Perguntas não faltam. Nosso trabalho agora deve ser encontrar as respostas.

Apresentadores: Marwil Dávila e Thiago Nascimento

Inflação e taxa de juros: Um panorama geral da economia brasileira – Marwil Dávila e Thiago Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s