Desindustrialização e o investimento em infraestrutura como instrumento conciliador de uma política industrial base no Brasil

Não obstante tenha estado sempre presente nas discussões acadêmicas sobre crescimento econômico, nos últimos anos tem-se observado a retomada de um debate mais intenso em torno da necessidade ou não de se traçar uma política industrial, dado o fraco desempenho da indústria nacional e a ameaça de um possível processo de desindustrialização precoce na economia brasileira. A importância da indústria para o crescimento, embora varie dentro das principais escolas do pensamento econômico, é amplamente reconhecida na literatura econômica. Seja como for, não apenas a questão da desindustrialização está em discussão, mas também que instrumentos uma possível política industrial deveria utilizar.

Por outro lado, o investimento em infraestrutura é de forma recorrente apontado como fundamental para o desenvolvimento da atividade econômica. Os serviços em infraestrutura correspondem a ativos-base essenciais, sobre os quais se desenvolve toda e qualquer atividade produtiva, sendo determinantes sobre os fluxos do comércio internacional e geradores de economias externas (Sánchez, 2010; Costa Nery, 2011). Ao provimento inadequado de infraestrutura estão associadas significativas perdas de produtividade e consequentemente de competitividade, fatais para qualquer processo de aproximação da fronteira tecnológica (Mussolini e Teles, 2010; Perroti, 2011). Mais ainda, características específicas desse setor o tornam “de fato e de direito” instrumento de política industrial (Fleury, 2009, p. 9).

Com o objetivo de aprofundar o debate em torno de um possível processo de desindustrialização na economia brasileira e contribuir para a discussão do papel do investimento em infraestrutura como  instrumento de política industrial, o petiano Marwil Dávila estará apresentando o trabalho de sua autoria intitulado “Desindustrialização e o investimento em infraestrutura como instrumento conciliador de uma política industrial base no Brasil”. Sua participação ocorrerá dentro das atividades do 1º Fórum de Economia da UnB esta quarta feira, 21/11, no Anfiteatro 13 ICC Norte . Estão todos convidados!

por Marwil Dávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s