As potências escolhem seus líderes: Eleições nos EUA e na China.

As duas maiores economias do planeta, cujos movimentos são observados de perto não só pelos governos, mas também pelos homens de negócios, grupos da sociedade civil e cidadãos de todo o mundo, passaram por processos de definição de suas lideranças nas últimas semanas.

As eleições dos Estados Unidos e da China foram o foco da reunião de Conjuntura de 23/11.

Enquanto os Estados Unidos contam com um esquema consagrado por dois séculos de processo democrático, evidência da invejável estabilidade de que gozam suas instituições, as lideranças do Reino Médio são escolhidas dentre membros do Partido Comunista, com o mínimo de visibilidade. Os candidatos à presidência americana são amplamente conhecidos e as discussões à respeito da adequabilidade de cada candidato ao cargo de presidente se desenvolve em distintos níveis. Questionam-se desde a formação acadêmica dos candidatos até fatos de suas vidas pessoais. Na China, por outro lado, não há sequer candidatos alternativos. As decisões ocorrem a portas fechadas e são desconhecidas até mesmo para os membros do partido governante, ficando restritas aos círculos mais elevados.

Nos Estados Unidos, Barack Obama foi reeleito e deve dar prosseguimento às suas políticas de estímulo e de defesa do nível de emprego, além de projetos que exigem altos investimentos como é o caso do polêmico “ObamaCare”, proposta de sistema público de saúde. Na China, as incertezas são muitos maiores. O novo presidente e chefe das forças armadas Xi Jinping é uma figura pouco conhecida pela sociedade em geral. Não se sabe se sua eleição pode representar uma guinada do sistema para uma orientação mais liberal, ou se ele imprimirá um ritmo mais conservador na condução da política interna.

Dispõe-se, inclusive, de menos meios para avaliar a reação dos mercados à mudança. Não há sinais de câmbio e outros potenciais indicadores de insatisfação do mercado podem ser manipulados pelo governo chinês.

Apresentadores: Lucas Bispo e Thaís Vizioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s