Famous First Bubbles

Na reunião de ontem, dia 26/11, foi apresentado o artigo “Famous First Bubbles” de Peter M. Garber. O artigo foi publicado em 1990 e, tamanho o sucesso e repercussão, virou um livro de título homônimo em 2000.

Imagem

Apresentou-se a proposta do autor, de que os eventos especulativos sejam tratados com maior rigor e critério no meio acadêmico, de forma que todas as explicações econômicas sejam exauridas antes de se anunciar a formação de uma bolha especulativa.

Também discutiu-se os argumentos do autor para defender sua percepção de que as três grandes bolhas da literatura moderna apresentem, na verdade, fundamentos de mercado que possam explicá-las justificando o aumento dos preços tal como ocorrido. Dessa forma, para o autor, episódios como a Tulipmania, a bolha da Companhia Mississipi e da Companhia South Sea, nunca deveriam ter sido qualificados como bolhas. Talvez a grande repercussão das idéias do artigo se deva exatamente a esta visão que o autor tem de eventos tão comumente usados como exemplo de bolha na própria academia, como é o caso do episódio das tulipas na Holanda.

Com tudo isso, a grande questão deste artigo, e um grande mérito do autor, é a crítica que é feita à essa indefinição, tanto dentro quanto fora da academia, sobre quais critérios devem ser levados em consideração ao se discutir os eventos especulativos.

Há uma grande dificuldade ao se tentar identificar uma bolha, tanto por não existir um consenso quanto à sua definição, mas também por essas definições muitas vezes girarem em torno de expectativas dos agentes econômicos, que são muito difíceis de serem mensuradas.

Ao final da apresentação houve um debate proveitoso entre os presentes no intuito de relacionar as ideias do autor e inseri-las no contexto delicado desta temática. Inclusive, percebendo-se como a própria conclusão do autor da não existência de uma bolha naqueles três episódios poderia ser diferente simplesmente pela adoção de uma outra definição de bolha.

Apresentadora: Thaís Alvim

Famous First Bubbles – Thaís Alvim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s