América Latina em retrospectiva: Inserção internacional e IED

À medida que nos aproximamos do fim do ano surgem interessantes oportunidades de realizarmos retrospectivas. Essa foi nossa proposta em nossa última Reunião de Conjuntura esta sexta feira, 30/11, em que trouxemos à comunidade universitária a evolução recente da inserção latino-americana tanto no comercio mundial quanto nos fluxos de Investimento externo direto (IED). A apresentação tomou como base o relatório de Inserção internacional Ibero-americana 2012, organizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

No que diz respeito ao comércio internacional, a região experimentou, na última década, um aumento tanto de suas exportações quanto de suas importações sobre as exportações e importações mundiais. Mais ainda, os anos 2000 representaram uma mudança no eixo de comércio tradicional, em que as economias desenvolvidas do norte (Estados Unidos e UE) perderam espaço para as economias em desenvolvimento asiáticas, com destaque para a chinesa.

Por sua vez, no tocante aos fluxos de IED, eles se concentraram em setores intensivos em recursos naturais, acompanhando a especialização comercial do período. Doravante, podemos observar uma alteração nessa tendência no pós-crise 2008, com um aumento da participação de setores de média-baixa e média-alta intensidade tecnológica. Chamamos a atenção ao dinamismo que as economias latino-americanas apresentaram nos últimos dez anos, mesmo após a grande crise financeira de três anos atrás. Como resultado de seu bom desempenho, observa-se uma rápida recuperação do IED que chegou a alcançar os US$ 120 bilhões em 2010. De igual forma, grandes empresas regionais, as famosas Translatinas, tem iniciado um movimento de internacionalização que não pode ser ignorado.

Tanto o comercio internacional quanto o IED tem papel importante na trajetória de crescimento da economia mundial. Nesse sentido a sustentabilidade da atual posição latino-americana em relação a essas duas variáveis está em discussão aberta. As conclusões ficam por conta de cada um.

Apresentadores: Bianca Maciel e Marwil Dávila

América Latina em retrospectiva: Inserção internacional e IED – Bianca Maciel e Marwil Dávila

Espacios Iberoamericanos, Cepal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s