Evaluating bicycle-transit users’ perceptions of intermodal inconvenience

Na segunda-feira dia 3 de dezembro de 2012 foi apresentado o artigo Evaluating bicycle-transit users’ perceptions of intermodal inconvenience de Yung-Hsiang Cheng e Kuo-Chu Liu, que procura captar as impressões e dificuldades dos usuários da bicicleta que também usam o metrô.

Os autores aplicaram um questionário para os usuários de bicicleta no novo metrô de Kaohsiung em Tawian, procurando saber quais as principais dificuldades enfrentadas pelos ciclistas no seu trajeto. Para isso dividiram o trajeto em 4 partes, a primeira quais as dificuldades de sair do seu ponto de partida, a segunda quais as dificuldades de andar de bicicleta no ambiente externo, a terceira quais as dificuldades no metrô, e por fim quais as dificuldades no seu destino.

Usando o modelo de Rasch é possível acabar com o viés típico do questionário aplicado, além disso, o modelo possibilita comparar as habilidades dos ciclistas com os obstáculos em cada parte do percurso. Assim existe uma análise das principais dificuldades, principalmente na parte externa do trajeto, com as habilidades dos ciclistas que podem variar de acordo com características socioeconômicas.

Para melhorar as interações dos ciclistas com o metrô é sugerido que ataque as principais dificuldades encontradas, no longo prazo na área externa e no curto prazo nas áreas internas. É possível também uma tentativa de melhorar as habilidades dos ciclistas, mas como ficou claro na discussão, essa é uma medida mais controversa.

O que se pode pensar em políticas para bicicleta em outros lugares? Em Nova Iorque a secretária de trânsito vem aplicando medidas de desincentivo ao uso do carro como, por exemplo, fechar parte da Times Square para o carro. E em Brasília quais medidas são essas será que são suficiente de um modelo mais moderno que prioriza pedestres, veículos não motorizados  e o transporte público?

Apresentador: Mateus Fonseca Lima

Evaluating bicycle-transit users’ perceptions of intermodal inconvenience- Mateus Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s