Sectoral systems of innovation and production

A reunião de periódico do dia 10 de dezembro de 2012 pautou-se na apresentação do artigo “Sectoral Systems of Innovation and Production”, publicado em 2002 e escrito por Franco Malerba.

O artigo, apesar de não trazer resultados conclusivos, é bastante denso conceitualmente e apresenta contribuições significativas para a análise da co-evolução dos atores no processo produtivo e inovador. Neste sentido, o autor desenvolve o conceito de “sistemas setoriais de inovação”, buscando superar as deficiências das tradições que usualmente lidam com setores, abrangendo as organizações e instituições e considerando dinâmicas as fronteira setoriais.

A abordagem teórica e analítica a partir da qual este artigo baseia-se advém da teoria evolucionária e dos sistemas de inovação. Desta primeira são retirados os conceitos fundamentais de sistemas setoriais e da segunda deriva a importância das relações e ligações complementares como elementos fundamentais dos processos produtivos e de inovação.

Bastante atenção é dada aos blocos constituintes de um sistema setorial, quais sejam: processos de conhecimento e aprendizado; tecnologias básicas, insumos e demanda, com links fundamentais e complementariedades dinâmicas; tipo e estrutura das interações entre firmas e organizações; instituições e; processos de geração de diversidade e seleção.

Apesar de não ser possível a identificação de estruturas e modos de funcionamento ótimos para sistemas setoriais, dado que encontram-se em constante mudança, essa perspectiva permite a análise dos desencontros entre as várias partes e variáveis e sua possível eliminação.

Fazendo uso dos conceitos e da conclusão do artigo, foram apresentados dados sobre a indústria farmacêutica e a possível identificação de “desencontros” entre as variáveis deste sistema setorial, o implica que o nível de inovação e a oferta interna sejam inferiores ao desejável.

Thaís Vizioli

Sectoral Systems of Innovation and Production – Thaís Vizioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s